UM POUCO DE HISTÓRIA…

A guitarra elétrica, ou apenas guitarra é um instrumento muito popular desde a segunda metade do século XX. Descende diretamente da guitarra acústica ou como chamamos por aqui, violão. Na verdade as primeiras guitarras foram feitas lá pela década de 1930 mas estavam ainda muito longe do que entendemos como guitarra. Algumas nada mais eram do violões modificados que contavam com um captador. Isto foi uma inovação que causaria toda uma onda de mudanças na música popular primeiro nos Estados Unidos e depois em todo o mundo.

Gibson ES-150 Electric Spanish Guitar  de 1938

Nos últimos anos do Século XIX o violão clássico acabou por ter um papel secundário em apresentações nas salas de concerto de música popular pois contando só com sua caixa ressonadora tinha menos volume que o piano, baixo acústico, percusão ou mesmo chamados metais. Isto foi agravado com surgimento das Big Bands e logo veio a necessidade de amplificar o som natural do instrumento e assim criaram os captadores que era uma especie de mini-microfones. A primeira guitarra elétrica moderna de som amplificável é creditada ao músico George Beauchamp em parceria com o engenheiro eletricista Adolph Rickenbacker em 1931, muito antes de Les Paul e Leo Fender terem feito as suas, no entanto ainda eram muito diferente do que viria a ser o entendemos hoje por guitarra. Eram na verdade o que se chama de Lap Steel Guitar.

Rickenbacher A-22 Fry Pan Lap Steel Guitar
Rickenbacher Electro Model B Spanish Guitar

Embora as primeiras tenham sido feitas nos anos 30 sua popularização realmente se deu no pós-guerra entre os anos 50 e 60 principalmente quando a Fender consolidou os moldes da guitarra moderna com seu lendário modelo Stratocaster.


STRATOCASTER

O modelo Stratocaster, carinhosamente chamado de strato aqui no Brasil, é sem sombra de dúvidas um dos modelos mais conhecidos e populares da história das guitarras elétricas. Arrisco-me a dizer que se pedir para uma pessoa que não seja um guitarrista para desenhar uma guitarra será uma strato. Isto por ela acompanhou e ainda acompanha grandes ícones da música de todos os estilos como Elvis Presley, Jimi Hendrix, David Gilmour (Pink Floyd), Eric Clapton, Yngwie Malmsteen, Eric Johnson, Stevie Ray Vaughan, Mark Knopfler (Dire Stratis), Dave Murray (Iron Maiden), John Frusciante (Red Hot Chilli Pepers), Ritchie Blackmore, Jeff Beck, Janick Gers (Iron Maiden), Tony Iommi (Black Sabbath), Richie Sambora (Bon Jovi) e muitos mais.

Fender American Pro Stratocaster Light Ash AGN

Foi desenhada ainda em 1954 por Leo FenderGeorge Fullerton e Freddie Tavares sendo assim um dos primeiros modelos fabricados dentre todas as guitarras. Hoje podemos encontrar stratocaster de diversas marcas mas modelo original foi produzido pela Fender Musical Instruments Corporation da qual continua sendo um dos carros chefe da marca.

Além da aparência o timbre de uma stratocaster é único. Devido a sua construção com três captadores single coil

Se você quer saber mais sobre captadores single coil clique aqui.


TELECASTER

A Telecaster assim como a stratocaster foi desenvolvida originalmente pela Fender, porém um pouco antes desta e ambas tem timbre e construção bem distintas. Como foi desenvolvida no início dos anos 1950 e podemos dizer que revolucionou o som e o design das guitarrras elétricas. Marcou a música da época de seu lançamento e mesmo depois foi muito presente em gêneros como countryblues, rock e jazz e foi eternizada por grandes guitarrista como Keith Richards, Jonh Frusciante, David GilmorJim Root, Mike Stern e George Harrison. Destes estilos o country foi o primeiro a aderir a este modelo. Uma curiosidade sobre ela é que seu primeiro nome foi Broadcaster mas a como Gretsch já usava o nome  Broadkaster a Fender mudou o nome para Telecaster após 1951.

Squier® Classic Vibe Telecaster® 50s com acabamento Butterscotch Blonde

É um dos primeiros tipos de guitarra com corpo sólido e conta com uma característica muito importante, que é seu braço parafusado ao corpo. O modelo tradicional possui  dois captadores single coils, sendo uma na ponte e outro no braço, uma chave de três posições e dois knobs. Acho importante frizar que o modelo do captador do braço é bem diferente do captador da ponte e possui uma capa cromada e é este captador um dos responsáveis pelo timbre característico. Existem alguns modelos de Telecaster com modificações como aquele conhecido como Nashville que tem mais um single no meio do corpo e uma chave de cinco posições.


LES PAUL

Eternamente ligada ao nome Gibson, esta icônica guitarra é a minha preferida. Caso você não saiba ele tem este nome porquê foi desenvolvida em parceria com o saudoso guitarrista de jazz, Les Paul (nome artístico de Lester William Polsfuss). Tem sido um sucesso e o carro chefe da Gibson desde que começou a ser vendida em 1952 e juntamente com a Stratocaster e Telecaster são os modelos mas conhecidos do mundo .

Gibson Les Paul Classic

De lá pra cá as guitarras Les Paul tem sido fabricadas tanto seguindo os moldes originais quanto com modificações por diversas marcas como Gretsch, Strinberg, Tagima e a Epiphone que inclusive é subsidiária da Gibson desde a década de 1950.

Guitarra Epiphone Les Paul Special VE Vintage Sunburst

Uma Les Paul convencional possui dois captadores do tipo humbucker, sendo um no braço e outro na ponte que é fixa, uma chave seletora de três posições. Normalmente seu braço colado no corpo e não parafusado algo que interfere bastante na formação do timbre assim como a madeira que normalmente é mogno e/ou maple. Você encontra em versões dois knobs e quatro Knobs, versões com alavanca e todo tipo de alterações sendo algumas de fabrica e outras customizações. Um modelo muito marcante é o do Ace Frehley do Kiss que possui três captadores humbucker.

Les Paul Ace Frehley Gibson

Eternizada por nomes como o próprio Les Paul, Jimmy Page (Led Zeppelin), Slash (Guns N’ Roses, Velvet Revolver), Joe Bonamassa e Joe Perry(Aerosmith) .


Para saber mais sobre captadores humbucker clique aqui.

SEMI-ACÚSTICAS

A grosso modo é uma mistura entre violão e guitarra elétrica. Uma semi acústica tem uma construção muito similar a guitarra elétrica de corpo maciço no entanto com o corpo oco do violão. Uma característica marcante são as aberturas que ficam dos dois lados da parte frontal corpo. Estas abertura são fundamentais para o timbre deste instrumento. As primeiras guitarras semi-acústicas da forma como nós entendemos surgiram um pouco antes das guitarras de corpo solido. Um dos primeiros e mais íconicos modelos é a Gibson ES-335, fabricada a partir de 1958. Este tipo de guitarra deriva diretamente das chamadas Electric Spanish Series.

Guitarra Godin Semi Acústica 5th Avenue Uptown

Talvez seja a preferida entre os músicos do jazz e blues tradicional pelo timbre encorpado que possui e normalmente são tocadas utilizando-se pouco ou nenhum efeito.


Se você quer conhecer mais modelos de guitarras e/ou saber um pouco mais sobre a história e curiosidades clique no link abaixo e vá para a segunda parte deste artigo.

tipos de guitarra – parte 2 (em breve)

Você também quer saber um pouco mais sobre o contrabaixo e seus diversos tipos e modelos? Clique no link abaixo e veja o artigo.

TIPOS DE BAIXOS – PARTE 1


Avaliação: 1 de 5.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.