O QUE É UM CAPTADOR?

O que chamamos é dispositivo que tem como função principal captar as vibrações, que são produzidas de forma mecânica por um instrumento musical. No caso de uma guitarra, violão ou contrabaixo estas vibrações são geradas quando toca-se as cordas. Após captação estas vibrações são convertidas em sinais elétricos que são normalmente transmitidos por meio de um cabo até outras equipamentos como pedais, amplificadores e mesas de som. Após esta conversão estes sinais podem ser processados, amplificados, alterados e/ou convertidos em sinais digitais por meio de uma interface de áudio.

Temos basicamente dois tipos de capitadores: eletromagnéticos e piezoelétricos. Os eletromagnéticos são não só a maioria esmagadora dos modelos mas também os mais usados.

SINGLE COIL

Os captadores single-coil ou simplesmente single são capitadores simples feitos com uma única bobina. São provavelmente os captadores mais utilizados da história. É muito utilizado em guitarras elétricas dos modelos Stratocaster que normalmente possuem três singles e Telecaster.

Guitarra Stratocaster com 03 capitadores single coil

Som deste tipo de captador é muito característico com bastante brilho. Outra característica muito marcante dos single-coil não é positiva. Como eles possuem apenas uma bobina são mais suscetíveis a interferências o que causa com muita frequência isto gera ruídos.


HUMBUCKER

Podemos definir um humbucker como um captador duplo, pois ele possui duas bobinas. Graças a isto este não tem ruídos como o seu antecessor, pois estas bobinas quando ligadas em paralelo, ou fora de fase, existe o cancelamento de ruídos. Daí vem o nome do captador pois em inglês hum significa zumbido, o que traduzimos como ruído e o verbo to buck pode ser traduzido como enfrentar ou resistir.

Este tipo de captador é muito comumente associado ao modelo Les Paul e possui um som característico mais fechado e grave. Uma guitarra com este captador em combinação com amplificador com um Overdrive produz uma distorção bem pesada. É impossível falar deste captador sem pensar em Angus Young (AC/DC) e  James Hetfield (Metallica).

Epiphone Les Paul Studio Wine Red

PARALLEL COILS

São captadores muito semelhantes aos Humbuckers em sua construção tendo duas bobinas em paralelo como o próprio nome diz.  Na verdade humbuckers são por definação parallel coils mas neste caso dos humbuckers eles tem duas bobinas paralelas do tamanho do single coil uma ao lado da outra.


ATIVOS

Estes captadores recebem este nome porque tem um circuito de alimentação ativo próprio, geralmente por uma bateria de 9V. Devido a este circuito o ganho e saída são maiores que dos captadores passivos. Além disso são blindados e por esta razão quase não geram ruídos. Isto faz com que sejam bem populares entre os guitarristas de heavy metal.

Fishman Fluence Modern Alnico Humbucker Pickup (Black Nickel)

Captadores ativos ainda são muito mais comuns em contrabaixos do que em guitarras. Um detalhe importante é que o tamanho do corpo de um instrumento, o material do qual é feito e outros fatores influencia muito o som quando os captadores são passivos porém exercem pouca influência quando são ativos.


PIEZO

Os captadores piezoelétricos, ou apenas piezo são geralmente colocados nos “saddles” da ponte ou no nut da guitarra, o que os torna difícil de ver. Diferente dos captadores magnéticos a captura do som é feita diretamente da madeira. Um dos guitarristas mais famoso que usam este tipo de captador é o John Petrucci guitarrista do Dream Theather.


STACKED

Este captadores se parecem muito com os single-coils tanto em aparência quanto em seu timbre mas sem os seus ruídos.

Isto acontece porque assim como os humbuckers os captadores stacked possuem duas bobinas porém empilhadas o que mantém o mesmo tamanho de um single-coil. Se você tem uma stratocaster mas gostaria de colocar um humbucker nela mas não gostaria de cortar a madeira um stacked pode ser a saída.


BLADE PICKUPS

Estes captadores tem este nome pois não possuem pólos (parafusos) visíveis em seu topo e sim uma imã em forma de barra e uma lâmina que funciona como pólo. Capta o som por igual em toda sua extensão e por isto responde muito bem a técnicas como “bends” e “vibratos”.

STRATTONE  linha Dual Blade de mini-humbuckers de lâminas.

São muito populares entre guitarristas de Heavy Metal  tendo sido usado por grandes guitarristas dos gênero.



CASOS ESPECIAIS

Em geral os captadores citados anteriormente são feitos para serem usados em uma gama muito ampla de guitarras, porém existem alguns casos em que eles são produzidos para um único modelo ou uma única série de instrumentos. Isto não quer dizer que não seja possível que um guitarrista não possa customizar um instrumento com um destes modelos.

P-90

O capitadores do tipo P-90 que muitas vezes são chamados de Soap Bar Style Pickups (captadores barra de sabão). Podem ser considerados os singles-coils mais antigos e por esta razão tem um som vintage e anasalado e também muito suscetível a ruídos.

JAZZMASTER

Assim como o captador P-90, o JazzMaster é basicamente um single-coil que tem tamanho único e é feito exclusivamente para o modelo de  guitarras de dá a ele seu nome.

Fender American Original 60’s Jazzmaster

JAGUAR

Assim como o captador JazzMaster , o Jaguar é basicamente um single-coil que tem tamanho único e é feito exclusivamente para o modelo de  guitarras de dá a ele seu nome.

Captadores para Guitarra Pure Vintage ’65 Jaguar Fender

FILTERTRONS

Gretsch FilterTron HS Pickup Bridge NI

Os Filtertrons são captadores muito semelhantes aos humbuckers, mas seu som é mais brilhante e menos ruidoso. Foi feito exclusivamente para as guitarras da marca Gretsch, no entanto é possível encontrar Filtertrons em diversos modelos que foram modificados.


RICKENBACKER

Com som brilhante e de baixo ruído foram feitos para uso exclusivos nas guitarras Rickenbacker. Um dos grandes nomes da música que usava muito este captador foi John Lennon (The Beatles).


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.